quarta-feira, dezembro 28, 2005

Alguns Detalhes

Os filmes de Burton sempre são compostos de imagens bem detalhadas, alguns destes detalhes apresentam-se quase como uma mania em todos os seus filmes, nem que seja por poucos segundos e tão discreto que pode passar desapercebido por olhos mais distraídos.

Vejamos alguns deles:

A textura de espiral ou listras é uma constante em praticamente TODOS os filmes, pode ser notada em demasia em Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem ou em um simples detalhe em Batman, mas a verdade é que ela sempre está lá.





Outro elemento que se repete com freqüência são as cabeças de espantalhos, espantalhos, caveiras ou abóboras de halloween. O mais marcante de todos é o personagem Jack, de Tim Burton’s Nightmare Before Christmas ou, se preferir, O Estranho Mundo de Jack, de 1993 (lembrando que este filme não foi dirigido por Burton mas sim criado por ele – história e produção). Além do ‘Pumpkin King’, podemos separar imagens de Batman, Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Planeta dos Macacos, Edward Mãos de Tesoura e A Noiva-Cadáver.



A geringonças também possuem seu lugar garantido. Máquinas construídas de maneira arcaica e alguns sistemas complexos expostos. Vejamos os exemplos: em Peixe-Grande e Suas Histórias Maravilhosas, temos a máquina que deve ajudar Ed Bloom na sua fase de crescimento acelerado, além da ‘handimatic’ que ele vende como caixeiro viajante; Em Edward Mãos de Tesoura, todos os aparatos do cientista vivido por Vincent Price, principalmente a máquina de fazer biscoitos; Em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, os apetrechos usados por Ichabod Crane (Johnny Depp) em seus experimentos científicos; entre vários outros exemplos que poderiam ser citados aqui.



Existem muitos outros detalhes, mas alguns deles merecem maior atenção e podem produzir longos textos a respeito. Aqui é apenas uma pincelada (visual) de algumas características curiosas que podem ser percebidas em toda a filmografia do diretor.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Um Pouco Sobre Burtonesco e Burton

Bem vindos!
Comecemos com uma pequena apresentação.
Nós formamos um grupo de monografia que trata sobre o trabalho de Tim Burton. Nesse projeto pretendemos apontar todas as características que destacam o trabalho de Burton dentro do mundo hollywoodiano. Seguindo o título, Estranhas Visões Sobre Tim Burton, o ideal seria um post com algum ponto de vista relativo aos trabalhos de Tim, mas, com o objetivo de informar ou apenas relembrar, este primeiro terá algumas informações sobre esse diretor a quem resolvemos nos dedicar.
Tim Burton é o responsável por grandes sucessos que marcaram a maior parte das pessoas de nossa geração. Edward Mãos de Tesoura, Beetlejuice, Batman, Marte Ataca! são alguns dos filmes que os créditos se devem à mente brilhante desse diretor. Mas quem é ele? Quem é o homem que produz obras cheias de humor e estranheza?
Vejamos um histórico:
Timothy William Burton nasceu em Burbank, Califórnia (EUA) no dia 25 de agosto de 1958. Durante sua infância teve vários problemas com seus pais o que gerou diversas lendas sobre ele, chegam a dizer que seu quarto tinha as janelas tampadas e ele vivia no escuro. Lendas à parte, o fato é que Burton decidiu ir viver com sua avó em um cômodo no fundo de sua casa.
Enquanto crescia, Tim assistia um canal americano dedicado aos chamados filmes lado B, especialmente os de terror. Entre seus favoritos estão Frankenstein, Godzilla e os estrelados por Vincent Price. Mas a primeira vez que Burton se envolveu diretamente com filmes foi quando tinha apenas 13 anos e fez o curta-metragem: A Ilha do Doutor Agor. Infelizmente, se trata de uma raridade que ainda não tivemos oportunidade de assistir.
Em 1976, Burton entrou no Instituto de Artes da Califórnia, onde estudou fotografia, animação, cinema e desenho. Este Instituto foi fundado como um local preparatório para artistas pela Disney Studios. Burton foi aceito no programa de animação da Disney e logo se tornou um trabalhador da Disney Animation Studios. Alguns filmes produzidos pela Disney na época são parte do currículo do diretor, mas a maioria não possui os créditos do animador. A lista destes filmes pode ser encontrada no IMDB.
Em 1982, Burton realizou Vincent, um curta-metragem de animação em stop-motion. A qualidade de Vincent chamou atenção da Disney, o que permitiu que ele produzisse outro curta, em 1984, chamado Frankenweenie, inspirado na história de Frankenstein. Ao assistir Frankenweenie, fica claro que Burton não era exatamente o profissional mais indicado para os temas da Disney, e, com algumas oportunidades criadas pela Warner Bros., Burton deixou seu emprego e se dedicou a direção de filmes. Em 1985, ele dirigiu seu primeiro filme: As Grandes Aventuras de Pee-Wee. A filmografia de Burton pode ser vista na sessão apropriada desse blog ou em consulta ao IMDB.
Aqui tentaremos apontar características marcantes do trabalho de Burton, suas relações com os seus companheiros de trabalho e como elas se refletem na sua obra, e, eventualmente, curiosidades. A infância de Burton ou sua vida pessoal não são o interesse principal desse blog, mas quando considerarmos que existe alguma conexão direta e visível em seu trabalho com sua história pessoal, não hesitaremos em mencionar.
Fãs de Tim Burton e interessados em cinema, nós esperamos que se divirtam com a leitura.