quarta-feira, dezembro 28, 2005

Alguns Detalhes

Os filmes de Burton sempre são compostos de imagens bem detalhadas, alguns destes detalhes apresentam-se quase como uma mania em todos os seus filmes, nem que seja por poucos segundos e tão discreto que pode passar desapercebido por olhos mais distraídos.

Vejamos alguns deles:

A textura de espiral ou listras é uma constante em praticamente TODOS os filmes, pode ser notada em demasia em Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem ou em um simples detalhe em Batman, mas a verdade é que ela sempre está lá.





Outro elemento que se repete com freqüência são as cabeças de espantalhos, espantalhos, caveiras ou abóboras de halloween. O mais marcante de todos é o personagem Jack, de Tim Burton’s Nightmare Before Christmas ou, se preferir, O Estranho Mundo de Jack, de 1993 (lembrando que este filme não foi dirigido por Burton mas sim criado por ele – história e produção). Além do ‘Pumpkin King’, podemos separar imagens de Batman, Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Planeta dos Macacos, Edward Mãos de Tesoura e A Noiva-Cadáver.



A geringonças também possuem seu lugar garantido. Máquinas construídas de maneira arcaica e alguns sistemas complexos expostos. Vejamos os exemplos: em Peixe-Grande e Suas Histórias Maravilhosas, temos a máquina que deve ajudar Ed Bloom na sua fase de crescimento acelerado, além da ‘handimatic’ que ele vende como caixeiro viajante; Em Edward Mãos de Tesoura, todos os aparatos do cientista vivido por Vincent Price, principalmente a máquina de fazer biscoitos; Em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, os apetrechos usados por Ichabod Crane (Johnny Depp) em seus experimentos científicos; entre vários outros exemplos que poderiam ser citados aqui.



Existem muitos outros detalhes, mas alguns deles merecem maior atenção e podem produzir longos textos a respeito. Aqui é apenas uma pincelada (visual) de algumas características curiosas que podem ser percebidas em toda a filmografia do diretor.