segunda-feira, janeiro 02, 2006

O Estranho Mundo De Jack (1993)

“O Estranho Mundo de Jack” ou “Nightmare Before Christmas” ou ainda, “Tim Burton’s Nightmare Before Christmas” é um filme que merece um pouco mais de atenção e sempre causa um pouco de confusão.

A animação em stop-motion foi totalmente idealizada por Burton, desde sua história até sua produção, porém não foi dirigida por ele. A direção é crédito de Henry Selick, o diretor americano que também dirigiu outro filme em stop-motion produzido por Burton, James e o Pêssego Gigante de 1996. O filme demorou três anos para ser feito e todos os personagens haviam sido criados e desenhados por Burton na década de 80. Ele escolheu Selick para a direção, pois já conhecia seu trabalho com stop-motion. “Acho que fui escolhido para o trabalho porque venho do mesmo planeta que Burton”, diz Selick.

O Estranho Mundo de Jack era um sonho que Burton cultivava há anos, desde seu trabalho nos Estúdios Disney, mas não tinha a oportunidade de realizá-lo. Após seu sucesso com Batman (1989), Burton se viu em uma excelente posição financeira e uma ótima reputação frente aos estúdios. É preciso lembrar que Batman foi a primeira grande produção de Hollywood capaz de gerar vendas com merchandising: vendas de camisetas, bonés, chaveiros, canetas, bonecos etc. A produção do filme foi um investimento enorme, mas teve um retorno muito maior que o esperado. Esse sucesso financeiro fez com que Burton realizasse sua idéia, ele mesmo investiu na produção de ‘Jack’ e, usando sua influência e amigos, conseguiu que o filme fosse lançado. Foi necessário criar uma empresa somente para a produção do filme, a Skellington’s Productions. Mas seus direitos são parte dos Estúdios Disney.

O roteiro foi escrito por Caroline Thompson, a trilha sonora composta por Danny Elfman e a produção de Burton foi em conjunto com Denise Di Novi. Estes nomes são importantes em vários outros filmes de Burton, mas isso será tratado em outro post.

A história surgiu da preferência de Burton por histórias de Natal como O Grinch. Ele criou a idéia de um personagem que descobre o Natal e gosta tanto da idéia que decide ele mesmo fazê-lo. Não entrarei em detalhes aqui em relação à história para que aqueles que ainda não assistiram tenham a oportunidade de conhecer a história da forma que Burton quis contá-la.
Espero que este post tenha esclarecido porque não incluímos O Estranho Mundo de Jack na filmografia que apresentamos na lateral desse blog. Nessa lista estão apenas os filmes dirigidos por Burton, todos os outros trabalhos dele podem ser vistos na lista do IMDB.