terça-feira, janeiro 17, 2006

Vincent - 1982

O curta-metragem Vincent, de 1982, é o primeiro filme com a assinatura oficial de Tim Burton. Com a duração de 6 minutos, a animação foi produzida através da técnica stop-motion e em preto & branco. O filme conta a história de Vincet Malloy, um menino de 7 anos de idade que sonha em ser Vincent Price. O garoto de imaginação fértil vê sua casa como um grande castelo onde ele poderia fazer suas experiências como, por exemplo, transformar sua tia em um boneco de cera ou seu cachorro em um zombie. Leitor de Edgar Allan Poe, confunde sua realidade com as histórias do escritor.
Narrado por Vincent Price, ídolo de Burton desde a infância, o curta foi feito ainda durante a época que Burton trabalhava para os Estúdios Disney. A história não encaixa no padrão Disney de produção, mas foi tão bem feito e recebeu tanta atenção que pode ser considerado o ponta pé inicial para a carreira de Burton como diretor.
Vincent foi escrito, desenhado e dirigido por Burton. É um poema (para lê-lo, clique aqui) escrito por Burton inspirado em The Raven de Edgar Allan Poe. A proximidade da história do pequeno Vincent Malloy com a biografia do diretor é indiscutível. Os ídolos de Vincent são os mesmos de Burton além da fértil imaginação, uma característica que se manteve após sua infância. Inclusive, a aparência de Vincent não é muito diferente da de Burton, o cabeleireiro com certeza é o mesmo rs.


Vincent pode ser encontrado nos extras em algumas versões de dvd’s de O Estranho Mundo de Jack (a versão brasileira traz somente Frankenweenie). Também é possível encontrá-lo para download na internet.

Vincent - Ficha Técnica:
Um Filme de Tim Burton e Rick Heinrichs
Direção, desenho e história: Tim Burton
Produção, esculturas e desenhos adicionais: Rick Heinrichs
Animação: Stephen Chiodo
Direção de fotografia: Victor Abdalov
Musica: Ken Hilton
Ano: 1982

Tim Burton’s Vincent é um site em inglês dedicado exclusivamente ao curta-metragem.