sábado, janeiro 14, 2006

Colaboradores - Parte V - Johnny Depp

Como prometido, um post dedicado exclusivamente a Johnny Depp. Desculpem a demora, mas falar de Johnny sendo justa é um pouco difícil, ele é um ator versátil, competente, além de todas as qualidades que fazem as meninas babarem. Não hesitaria em fazer um blog dedicado somente a ele, tenho certeza que assunto não faltaria. O texto a seguir portanto é apenas um esboço da carreira de Depp.

Antes de falar da filmografia de Depp, vejamos o que ele fazia antes de embarcar na carreira de ator. Aos 16 anos, Depp largou a escola para se dedicar à carreira de músico, ele era guitarrista de uma banda chamada The Kids, chegando a abrir shows para Iggy Pop. A banda em busca de sucesso mudou-se para Los Angeles, onde Depp, casado com Lori Allison (uma maquiadora), foi apresentado a Nicolas Cage pela esposa. O casamento terminou, mas a amizade entre Depp e Cage não. Depp era vendedor de canetas por telefone quando Cage o convenceu de tentar atuar. Johnny se associou ao mesmo agente de Cage e conseguiu seu primeiro teste e papel com Wes Craven, em A Hora do Pesadelo (1984).

No ano seguinte foi Férias do Barulho, seguido de um filme para TV chamado Queimando-se Lentamente, em 1986. Ainda em 1986, Depp saiu do cinema lado B e trabalhou ao lado de Oliver Stone em Platoon. Johnny também fez uma série para TV chamada 21 Jump Street ou Anjos da Lei em português, e o filme Cry-Baby em 1990.

No mesmo ano, Johnny namorava Winona Ryder, com quem fez par romântico no seu primeiro filme com Tim Burton. Já foi dito que a relação diretor/ator entre Depp e Burton iniciou em Edward Mãos de Tesoura (1990). O ator conseguiu o papel através de um teste e Burton diz que não conhecia seus trabalhos anteriores. Um crime por parte de Burton já que o currículo de Johnny já era bem respeitável, principalmente para quem gosta de sessão da tarde e corujão rs.

Na década de 90, Depp fez parte de vários filmes nos quais pôde demonstrar sua qualidade cênica e hoje é conhecido como um ator de papéis excêntricos.

1991 – A Hora do Pesadelo 6
1993 – Arizona Dream – Um sonho americano
1993 – Benny e Joon – Corações em conflito
1993 – Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador
1995 – Don Juan DeMarco
1995 – Dead Man
1995 – Tempo Esgotado
1997 – Donnie Brasco
1997 – O Bravo (também dirigido por Depp)
1998 – Medo e Delírio
1999 – O Último Portal
1999 – Enigma do Espaço

Com certeza nessa lista, o que mais chamou atenção do público para Johnny Depp foi o papel do maior sedutor de todos os tempos: Don Juan. E ainda, no filme, o ator dividiu a cena com Marlon Brando e Faye Dunnaway.

Em 1994, Johnny voltou a trabalhar com Tim Burton na história biográfica do diretor Ed Wood. O filme, que levou o mesmo nome, foi rodado em preto & branco narrando a carreira e a vida do pior diretor de toda história de Hollywood.


Em 1999, a dupla se reuniu novamente. Dessa vez foi a versão cinematográfica de uma das maiores lendas de terror da literatura. Sleepy Hollow ou A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça conta a história sobrenatural de uma cidade rural no século XIX. Johnny Depp, no papel do detetive Ichabod Crane, acrescenta humor ao conto macabro.

Continuando a filmografia do ator, Johnny mostra seu talento em Porque Choram os Homens (2000), Antes do Anoitecer (2000), Chocolate (2000), Profissão de Risco (2001), Do Inferno (2001), Era Uma Vez No México (2003). Em Janela Secreta (2004), história de Stephen King, ele representa um escritor perturbado por um estranho homem que o acusa de plágio. Ele também interpreta um escritor em Em Busca da Terra do Nunca (2004), o autor da história infantil Peter Pan, ao lado de Kate Winslet. Ainda em 2004, Ils se marièrent et eurent beaucoup d'enfants, no cinema francês e The Libertine de Laurence Dunmore.

O papel que mais se destacou na carreira de Depp foi definitivamente o Capitão Jack Sparrow de Piratas do Caribe – A Maldição da Pérola Negra (2003). Seus trejeitos estranhos e o sotaque irlandês ganham a atenção do público no filme. O malandro pirata, que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, fez tanto sucesso que será o primeiro papel que Depp repetirá. Já em filmagem, Piratas do Caribe terá pelo menos mais duas seqüências: Piratas do Caribe: Dead Man’s Chest e Piratas do Caribe 3, ambos com Depp no papel de Jack Sparrow. Depp gostou tanto de sua estadia no Caribe, que hoje é proprietário de uma ilha caribenha.

Os dois filmes mais recentes do ator são junto a Burton. Em A Fantástica Fábrica de Chocolate, Johnny é o excêntrico Willy Wonka que, na versão burtoniana do conto de Roald Dahl, se torna mais importante que o próprio Charlie, mesmo o filme tendo como título original Charlie and the Chocolate Factory. A outra parceria recente é a voz e os traços físicos de Depp em A Noiva-Cadáver. Depp, além da voz, é a inspiração para a criação do boneco do personagem Victor Van Dort. Sendo esse seu quinto protagonista em filmes de Burton.

Já existem rumores de nova união entre Burton e Depp, seria a adaptação do musical da Broadway Sweeney Todd de Stephen Sondheim. Agora é esperar para ver se será concretizado.


Como foi dito, esse texto é apenas um esboço da carreira do ator. Como o próprio Burton afirma, Depp tem uma qualidade de ator de cinema mudo, capaz de transmitir muito apenas no olhar e na expressão. Comentário que pode ser comprovado observando a filmografia do ator, não somente nas parcerias com Tim. Além de um excelente profissional, Depp ainda foi eleito como o homem mais sexy do mundo pela revista People e atualmente é o ator mais popular nos Estados Unidos. O charmoso ator é muito reservado sobre sua vida pessoal e principalmente seus filhos. Pai de um casal, Jack e Lily Rose, Johnny se refugiou em uma vila na França, em busca de privacidade para sua família, onde vive com os filhos e a ‘esposa’ francesa Vanessa Paradis (não são legalmente casados). Ele chegou a agredir um paparazzi que tentava tirar fotos dos seus filhos brincando. “Eu optei por estar sob os flashs, quando eles crescerem eles que farão a escolha, devo esse direito a eles”, diz Depp.

Quem quiser mais informações sobre Johnny Depp, ai estão alguns links interessantes:

Johnny Depp no IMDB

Depp Lovers (portugues - na parte de multimídia desse site existem algumas mp3 disponíveis para download de TheKids e de músicas do próprio Depp.)

Depp - Fotos

Depp no Tim Burton's Collective

DEPP IMPACT

Johnny Depp Web Com

Depp! A Johnny Depp Fansite

Johnny-Depp.net