quinta-feira, janeiro 26, 2006

Beetlejuice - 1988

Este post deveria falar sobre As Grandes Aventuras de Pee-Wee, infelizmente não consegui ver o filme até hoje, mas prometo que assim que encontrá-lo, ele terá um texto exclusivo.
Vejamos então sobre Beetle Juice de 1988. A comédia de 92 minutos conta com a atuação de Alec Baldwin, Geena Davis, Jeffrey Jones, Catherine O’Hara, Wynona Ryder e claro Michael Keaton. Um elenco respeitável para um diretor que estava apenas começando.

A história trata de um casal que morre em um acidente de carro e ainda deve cumprir 100 anos na Terra, com seus espíritos presos em seu antigo lar. A casa está sendo vendida para uma família que foge de New York procurando paz e, tentando afastar os novos moradores, o casal (Baldwin e Davis) acaba se metendo em confusões com o estranho Betelgeuse, um charlatão do mundo dos mortos. Michael Keaton é o responsável pelo peculiar personagem e está quase irreconhecível na pele do ‘besouro-suco’.



Uma curiosidade sobre o filme é seu nome. No título do filme nós podemos ver que ele se chama Beetle Juice, em praticamente todas as traduções e todos os dados sobre o filme o nome foi unido, passando a ser Beetlejuice. O interessante é que o título é referência ao nome do personagem de Michael Keaton, mas seu nome não é Beetle Juice e sim Betelgeuse, cuja pronuncia é muito próxima das palavras inglesas besouro e suco. Em português, o personagem acabou sendo chamado de Besouro-Suco.

O filme é o segundo longa-metragem de Tim Burton e já mostrava características do trabalho do diretor que se repetiriam no futuro em sua obra. Humor negro alimenta toda a narrativa com piadas sobre uma burocracia no mundo dos mortos, no estilo das repartições públicas, ou ainda uma piada em relação à arte contemporânea nos trabalhos de Delia (Catherine O’Hara) que se tornam armas do pilantra Besouro-Suco. Lydia (Winona Ryder) traz o incompreendido no papel da adolescente em confronto com os pais e sensível suficiente para ver os fantasmas na casa, no fim se torna o ponto principal da trama. (Ok, ok é possível que alguém ainda não tenha visto o filme). É legal prestar atenção à estética dos monstros e do próprio Betelgeuse, particularmente, gosto muito do padre do além.

A trilha sonora também merece atenção, a inclusão das músicas de Harry Belafonte dá um toque especial à comédia, com cenas ‘musicais’ divertidas, principalmente Day-O (Banana Boat) e Jump In The Line, a cena da mesa de jantar e da escada final, respectivamente.

O filme também rendeu uma série animada para TV, que foi produzida pelo próprio Burton e chegou a ser transmitida uma época no Brasil em um canal aberto.

Beetle Juice – Ficha Técnica
Uma distribuição Geffen Company
Direção: Tim Burton
Música: Danny Elfman
Edição: Jane Kurson
Direção de Fotografia: Thomas Ackerman
História: Michael McDowell e Larry Wilson
Roteiro: Michael McDowell e Warren Skaaren
Produção: Michael Bender, Larry Wilson e Richard Hashimoto
Especial: Rich Heinrichs
Ano: 1988
(Alguns dos nomes já foram citados aqui em participações em outros filmes de Burton)



Alguns sites sobre o filme: