terça-feira, janeiro 10, 2006

Colaboradores - Parte IV - Atores

No quarto post sobre os colaboradores de Burton, poderíamos falar sobre vários profissionais: Chris Lebenzon, responsável pela edição de sete dos filmes de Burton; Peter Young, decorador dos cenários de Planeta dos Macacos, A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Batman; O francês Philippe Rousselot, diretor de fotografia de Planeta dos Macacos, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas e A Fantástica Fábrica de Chocolate ou Stephan Czapsky, diretor de fotografia em Edward Mãos de Tesoura, Batman - O Retorno e Ed Wood. Todos esses são nomes importantes nas produções Burtonianas e cada um pode ser pesquisado, caso o leitor tenha curiosidade, mas este post será dedicado àqueles profissionais que vemos na tela, os atores.
Além da equipe técnica, Burton também cultiva uma excelente relação de trabalho com seu cast, sendo que a maioria deles acaba se tornando amigo do diretor.

Michael Keaton é o primeiro nome na lista de repetições de Burton, o ator foi escalado para representar o papel de Beetle Geuse, em Beetlejuice (1988). Conhecido por sua qualidade de comediante, o nome de Keaton surpreendeu o público e a crítica quando escolhido para o papel do morcego, chegaram a dizer que Burton estava destruindo Batman pela escalação. “Se fosse qualquer outro diretor eu nem teria lido o roteiro, nunca teria cogitado a possibilidade de representar Batman, mas como foi o Tim sabia que podia confiar” (Michael Keaton em extras – dvd Batman - 1989). O trabalho de Keaton e Burton foi tão bem sucedido que gerou uma continuação: Batman – O Retorno de 1992.



Outro ator que Burton trabalhou em Batman, se repetiu anos depois em Marte Ataca!. A escolha de Jack Nicholson para a primeira produção de Batman exigiu um grande esforço de Tim Burton, até então um diretor desconhecido. Burton tem medo de cavalos, portanto odeia cavalgar, na sua primeira reunião com Jack, Jack disse que só faria o papel se o diretor cavalgasse com ele, e Tim o fez e como resultado temos o brilhante Curinga em 1989. Nicholson voltou a trabalhar com Tim na comédia alienígena, e representando dois papéis distintos. Além do presidente dos Estados Unidos, Jack também representou um charlatão de Las Vegas. Dois papéis que valem a pena conferir.

Seguindo os vilões do início de sua carreira, podemos falar agora de Danny DeVito. Danny produziu um espetáculo à parte em sua atuação como o Pingüim, em Batman – O Retorno (1992). Danny foi o único ator a quem Tim Burton desenhou um scketch do personagem, um quadro sobre um menino cujas características eram parecidas com as do Pingüim. Danny voltou a uma produção Burtonesca em 1996, no papel de um advogado malandro em Marte Ataca!. Repetindo o feito do desenho, Burton enviou um desenho de Amos Calloway para DeVito que aceitou o papel de dono de um circo em Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003).



Outro baixinho que vemos várias vezes é o queniano Deep Roy. O charmoso Oompa-Loompa de A Fantástica Fábrica de Chocolate também era um macaquinho em Planeta dos Macacos e um palhaço de circo em Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas. Roy também participou de A Noiva-Cadáver (2005), na voz do General Bonesapart.



Sobre atores poderíamos falar ainda de Albert Finney, Christopher Lee, Christopher Walken, Michael Cough entre outros. Já as atrizes, Lisa Marie, Winona Ryder e Helena Bonham Carter.

Helena, esposa de Burton, participou de quatro de suas produções até o momento. Excelente atriz não existe nenhum questionamento quanto ao motivo de suas atuações. Emily em A Noiva-Cadáver (2005), Mrs. Bucket, mãe de Charlie em A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Jenny em Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas de 2003 (ela também é a bruxa da infância de Ed Bloom), e Ari de Planeta dos Macacos (2001). A única reclamação que Helena diz ter sobre trabalhar com Burton é que ela quase sempre tem que estar coberta em maquiagem, sessões de maquiagem que duram até 8 horas.



Winona Ryder, Lydia em Beetlejuice, voltou a trabalhar com Burton em Edward Mãos de Tesoura, no papel da adolescente Kim. Na época, Winona namorava o ator Johnny Depp (não, não esqueci dele!). Não se sabe se o teste do ator foi devido ao relacionamento com a atriz, já a escalação, foi obviamente crédito da competência de Depp. O papel de Edward deu origem a uma das mais longas relações de trabalho entre ator e diretor, mas falar sobre Johnny Depp, só no próximo post (será o último sobre os colaboradores).