domingo, janeiro 08, 2006

Colaboradores - Parte III - Roteiristas


John August e Caroline Thompson, os roteiristas

Normalmente, o crédito de um filme é dado ao seu diretor mas isso não significa que a história tenha sido criada por ele. O diretor tem a função de mostrar uma história sob sua visão, mas nem sempre de escrevê-la. Essa função fica para os roteiristas. O roteirista pode tanto criar uma história ou adaptá-la. Na primeira função, ele usa sua criatividade para desenvolver uma narrativa que se apresentará tanto na forma de imagens quanto nos textos ditos pelos atores. Já na segunda função, além dos mesmos afazeres, o roteirista tem que capturar uma história criada por outra pessoa e transformá-la para a forma de um roteiro: cenas, noções de cenários, falas, seqüências, e ainda sim, mantendo a essência da história original. Existem diversas formas de adaptação, das mais fiéis às obras originais até aquelas que utilizam apenas um personagem ou uma moral. Cada roteirista possui seu estilo assim como um escritor literário.

Os filmes de Tim Burton possuem variados roteiristas, mas dois deles se repetiram durante a carreira do diretor. John August e Caroline Thompson assinam 5 roteiros de Burton, sendo que, um deles é resultado do trabalho da dupla, A Noiva-Cadáver (2005).


John é responsável pelo roteiro de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003). August tem 34 anos e, ainda, poucos filmes em seu currículo, sendo que a maioria deles são filmes para TV, mas, no cinema, seus sucessos longe de Burton são os dois filmes As Panteras, de 2000 e 2003.

Caroline assina Edward Mãos de Tesoura (1990) e O Estranho Mundo de Jack (1993), ambos tendo como origem contos escritos por Tim Burton. Hoje, aos 50 anos e com sua carreira consolidada, Caroline, formada em jornalismo e escritora de romances optou por escrever roteiros quando um de seus romances, ainda na década de 80, foi adaptado para as telas, mas nunca chegou a ser lançado. Ela é autora do roteiro de A Família Adams (1991), Jardim Secreto (1993) e Beleza Negra (1994), sendo que o último também foi dirigido e produzido por ela.