sexta-feira, janeiro 20, 2006

Frankenweenie - 1984

Outro curta-metragem, Frankenweenie, de 1984, é em preto e branco e tem a duração de 25 minutos. A história é baseada em Frankenstein (1931, James Whale), um dos filmes favoritos de Tim Burton. Na ‘adaptação’, no lugar do monstro do Doutor Frankenstein está Sparky, o cachorro de Victor que morreu atropelado na porta de casa. Após uma aula de ciências, Victor tem a idéia de ressucitar o cão através da aplicação de energia elétrica. Incrivelmente, o plano do garoto funciona e Sparky volta a vida, para o terror dos vizinhos.


O filme também foi produzido pelos estúdios Disney e já demonstra o humor sombrio de Burton. Exatamente por ser muito ‘macabro’ o filme acabou sendo engavetado pela Disney, sendo recuperado somente depois do sucesso de Burton. O que é uma pena, pois é exatamente o que deixa o filme divertido. A seqüência inicial é a morte do cão e seu enterro em um cemitério de animais. Há também a seqüência de vizinhos enfurecidos que tentam eliminar o cão e acabam quase matando o menino, lembra um pouco a seqüência dos vizinhos perseguindo Edward, em Edward Mãos de Tesoura (1990).


Frankenweenie está nos extras do dvd de O Estranho Mundo de Jack (1993) e também pode ser encontrado para download na internet.

Frankenweenie - Ficha Técnica:
Um Filme baseado em idéia original de Tim Burton
Direção: Tim Burton
Produção: Julie Hickson
(Produtor Associado: Rick Heinrichs – Supervisão: Tom Leetch)
Roteiro: Lenny Ripps
Edição: Ernest Milano
Direção de Arte: John B. Mansbridge
Direção de fotografia: Thomas Ackerman
Música: Michael Convertino e David Newman
Ano: 1984

Alguns sites com mais informações sobre o curta: