sexta-feira, janeiro 06, 2006

Colaboradores - Parte II - Colleen Atwood


Colleen Atwood, a figurinista

Outra parte importante para o conjunto de um filme é o figurino. As vestimentas dos personagens são elementos que ajudam o espectador a aceitar o tempo e o local de um enredo. Assim, o figurinista tem que se preocupar em ser fiel a uma certa época e/ou um certo ambiente. Quando se trata de Tim Burton é difícil definir uma temporalidade ou uma locação específica para seus filmes, com exceção de Ed Wood (1994), mas, nem por isso, o figurinista perde sua importância. Além de situar a história, o figurino também transparece algumas características de cada personagem. Vejamos Edward Mãos de Tesoura: Edward usa uma roupa que parece uma ‘armadura’, ela dificulta seus movimentos e não condiz com nenhuma vestimenta normal dos outros personagens, isso compõe a condição de estranho e deslocado que Edward possui na narrativa. Captar as expressões desejadas pelo diretor, as unir ao elenco e demonstrá-las nas vestes dos personagens é a função de Colleen Atwood, figurinista de vários dos filmes de Burton.
Colleen, nascida em Washington em 1950, era consultora de moda antes de trabalhar no cinema. Conseguiu reconhecimento na carreira após trabalhar como assistente da figurinista Patrizia Von Brandenstein, além de fazer o ‘guarda-roupa’ das apresentações de algumas estrelas da música, como Elton John e Sting. O primeiro filme assinado exclusivamente por Colleen foi Quando Se Perde A Ilusão (Firstborn) de 1984.

Ela é responsável pelos figurinos de Perigo na Noite (Riddley Scott, 1987), Obsessão (David Anspaugh, 1988), Silêncio dos Inocentes (Jonathan Demme, 1991), Philadelphia (Jonathan Demme, 1993), Adoráveis Mulheres (Gillian Armstrong, 1994), A Mexicana (Gore Verbinski, 2001), Chicago (Rob Marshall, 2002), Desventuras em Série (Brad Silberling, 2005) e de Missão Impossível III, de J.J. Abrams, com lançamento em 2006. Para a lista completa dos trabalhos de Atwood, consulte o IMDB.

Com Tim Burton, seu primeiro trabalho foi Edward Mãos de Tesoura (1990), seguido por Ed Wood (1994), Marte Ataca! (1996), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), Planeta dos Macacos (2001) e Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), além de Cabin Boy, de 1994, produzido por Burton.


Vendo esses exemplos de alguns dos trabalhos feitos por Colleen, é possível perceber que ela é capaz de criar em diferentes ambiências e sempre mantendo a riqueza de detalhes. Como já foi dito (em um post anterior), a preocupação com detalhes, mesmo os mínimos, é característica marcante no trabalho de Burton, portanto, ao escolher sua figurinista, não poderia ser diferente.
Estatuetas:

Colleen já foi indicada ao Oscar cinco vezes, e levou a estatueta em 2002, pelo filme Chicago. Em 1999, foi indicada pelo seu trabalho em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, e por esse filme levou os prêmios Golden Satellite e BAFTA Award.