quarta-feira, janeiro 04, 2006

Colaboradores - Parte I - Danny Elfman

Como todos sabemos, o trabalho de um diretor ao realizar filmes não pode acontecer sem a ajuda de uma grande equipe. Na produção de um filme seria possível citar aqui diversos profissionais que são imprescindíveis para o resultado final. Desde o roteirista e os profissionais dos estúdios que investem nas produções até os editores e letristas. Uma característica marcante, quando falamos sobre Tim Burton, é a sua relação com esses colegas de trabalho. Alguns deles se tornaram nomes essenciais nas produções burtonescas como veremos nos posts a seguir. Começando por:

Danny Elfman, o compositor

A trilha sonora de um filme é um dos diversos componentes para a criação do clima de uma cena ou uma seqüência. Estamos acostumados com elas, mesmo quando não lhe damos muita atenção. Seria completamente estranho, para um espectador, assistir uma cena de perseguição que possui Kenny G. como trilha, ou ainda mais estranho ver uma cena de amor ao som de heavy metal, por exemplo. Há ainda muitos filmes nos quais a trilha é especialmente criada para uma cena, as músicas são compostas e gravadas especialmente para um momento cinematográfico. A função do compositor musical está tanto na seleção de faixas já existentes quanto na criação desses temas, além de colocá-las no momento exato criando o clima necessário para a transmissão de um sentimento implícito na história.
Danny Elfman é um compositor texano a quem devemos todas as trilhas sonoras dos filmes de Tim Burton. Nascido em 1953, Elfman possui um currículo impressionante que inclui quase 200 (duzentos) filmes como produtor, ator, escritor e, principalmente, como compositor. Um dos trabalhos mais conhecidos de Elfman é o tema da série Os Simpsons. Mas a lista ainda inclui os scores de Chicago (2002), Men In Black (1997) e MIB II (2002), Gênio Indomável (1997), Sommersby – O Retorno de um Estranho (1993), Missão Impossível (1996), O Homem Aranha (2002) e O Homem Aranha 2 (2004), Pânico 2 (1997), além de várias séries para TV como Amazing Stories, Alfred Hitchcock Presents, Contos da Cripta, Desperate Housewives e, já mencionado, Os Simpsons. A lista completa pode ser vista no IMDB.
Além dos trabalhos para TV e cinema, Elfman também fazia parte da banda Oingo Boingo, iniciada na década de 80. Guitarrista, vocalista e letrista da banda, Danny produziu sucessos como Dead Man’s Party, Just Another Day e Weird Science, mas a banda se separou em 1996.

Danny iniciou seu trabalho com Burton, como compositor, em As Grandes Aventuras de Pee-Wee de 1985 e, desde então, a dupla nunca se separou. Beetlejuice – Os Fantasmas de Divertem (1988), é uma das raras vezes que em filmes junto a Burton, Elfman utilizou uma seleção de músicas de outro artista, Harry Belafonte, mas, ainda sim, a trilha inclui criações próprias. “Eu nunca sei o que esperar quando trabalho com Tim (Burton), então é melhor nem me preparar, eu espero as cenas e a partir delas eu componho.” (Danny Elfman em Extras DVD Batman Returns, 1992).
O trabalho mais recente da dupla é Tim Burton’s Corpse Bride ou A Noiva-Cadáver (2005) cujo processo foi um pouco diferente. Ao invés da trilha ser produzida ao final do filme, neste em particular, as cenas de dança e canto foram feitas já com a trilha finalizada. A coreografia foi desenhada a partir do trabalho de Danny.
Vale a pena prestar atenção aos detalhes que Elfman acrescenta aos filmes. Em Batman – O Retorno, por exemplo, existe uma trilha específica para cada personagem, e as sutilezas nas mudanças e misturas desses temas em cenas que incluem a Mulher-Gato e Batman formam um show à parte. Observando as trilhas assinadas por Danny é fácil afirmar que se trata de um compositor versátil, e é perfeitamente compreensível a preferência de Burton.
Estatuetas:
Elfman foi premiado com um Grammy, em 1989, pelo tema de Batman. Este ano ele foi novamente indicado ao Grammy Awards pelo seu trabalho em A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005), saberemos o resultado no dia 8 de fevereiro quando a premiação acontecerá. Em 2003, foi indicado ao Oscar pela trilha original de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, sendo essa sua terceira indicação ao prêmio. Esperamos agora pelos indicados ao Oscar desse ano, no dia 31 de janeiro.

Para quem quiser mais informações sobre Danny Elfman, pode consultar alguns websites dedicados a ele:
ou o site oficial do Oingo Boingo.