terça-feira, fevereiro 21, 2006

Johnny e Tim

Uma das grandes virtudes de Tim Burton é saber escolher com quem deve ou não trabalhar. No entanto, em determinadas ocasiões, isto parece ser impossível, dada a pressão que produtores, estúdios e capitalistas de Hollywood em geral fazem para que o diretor escolha o ator mais popular, ao invés do mais adequado. Burton, porém, sempre lutou em favor dos atores que queria, como já foi mencionado no post do Batman sobre Michael Keaton.

Alguns erros de casting podem ser fatais para a qualidade artística de um filme. Dá pra imaginar como seria ir ao cinema e ver um filme em que Tom Cruise fizesse o papel de um excluído social a la Frankenstein que tivesse tesouras no lugar das mãos? E se neste mesmo filme com o Mr. Cruise, não acontecessem explosões, corridas de carro, procuras por armas secretas governamentais, perseguições frenéticas e, além de tudo, ele não ficasse com a mocinha no final?

Pois é exatamente isto que teria acontecido se Cruise tivesse aceitado o papel principal no filme "Edward mãos de tesoura". Imagine, caro leitor, como teria sido se o pedante e falso sorriso de Tom Cruise fosse trocado pelo doce e ingênuo olhar de Johnny Depp. Obviamente, o filme teria tomado rumos que hoje são impossíveis de se prever (ao menos para esta que vos escreve, por, infelizmente, não possuir uma bola de cristal).

Ironicamente, a grande sorte (eu disse ironicamente) foi que Tom teve que recusar o roteiro de Burton porque deveria iniciar as filmagens de "Dias de trovão" na mesma época (o que só reforça a teoria que diz que há males que vão para bem).

Com Tom fora do projeto, outros nomes foram cogitados. Tom Hanks e Robert Downey Jr. fazem parte de uma vasta lista de possíveis Edwards e sabe-se que até Michael Jackson interessou-se pelo papel, mas não foi convidado para os testes. Finalmente, Johnny ouviu falar sobre o personagem pela então namorada Wynona Rider, já escalada para o papel de Kim. Tim conheceu Johnny, os dois se apaixonaram e o resto é história.