sexta-feira, setembro 29, 2006

Ed Wood - 1994

Uma homenagem ao pior diretor de todos os tempos, o longa-metragem de 127 minutos tem algumas características que o destaca entre o resto da filmografia de Tim Burton. Além do óbvio, ser o único em preto-e-branco, ele é o único que trabalha com personagens diretamente inspirados em pessoas do mundo real, narrando de forma cômica a biografia do diretor Ed Wood.


Johnny Depp interpreta o lendário diretor, criador de obras bastante conhecidas do público de cinema lado B. Wood se tornou famoso após a sua morte pela qualidade de seus filmes: todos muito mal produzidos, com histórias de terror que arrancaram mais gargalhadas do que gritos. A interpretação de Depp merece atenção especial, um Wood caricato, expressivo, com um lado inocente e sonhador. O Ed de Burton realmente acredita ser revolucionário e incompreendido. Em alguns de seus discursos, ele mostra sua paixão pelo cinema e sua crença na sua contribuição à sétima arte, chega a se comparar a Orson Welles, seu maior ídolo.

Martin Landau interpreta o papel de Bela Lugosi, estrela da maior parte dos filmes de Wood. Depois de interpretar Drácula, a carreira de Bela se tornou decadente e uma das poucas pessoas que lhe deu emprego foi Ed Wood, o que fez com que os dois se tornassem grandes amigos. Essa relação produz diálogos interessantes sobre a relação da fama com a realização pessoal, a decadência de um indivíduo que um dia foi um sucesso e foi esquecido.


Dolores Fuller (Sarah Jessica Parker), Criswell (Jeffrey Jones), Bunny Breckinridge (Bill Murray) e Vampira (Lisa Marie) são alguns dos exemplos das pessoas que compunham o convívio de Wood e se tornaram peças importantes na produção e vida do diretor. Cada um deles passa por um drama específico, sempre relacionado com o desejo da fama e o tratamento recebido por eles no mundo de Hollywood, quase sempre como produtos descartáveis. Dolores, especificamente, representa a ânsia de se manter as aparências em um mundo ditado pela imagem.


Tratar Ed Wood como simplesmente um filme biográfico seria injusto (muitos críticos consideram este o melhor filme da carreira de Burton), o filme mostra um conjunto de personagens (um tanto bizarros) excluídos do mundo hollywoodiano por fugirem dos padrões considerados normais pelos estúdios.

É interessante ressaltar o fato de Tim Burton ser, na realidade, um fã dos filmes de Wood. Estes filmes fizeram parte da infância e formação de Tim Burton como espectador de cinema e, por mais ‘pobres’ que as produções possam ser, elas de alguma maneira colaboraram na formação criativa de Burton.


Ed Wood – Ficha Técnica

Uma distribuição Touchstone
Direção: Tim Burton
Música: Howard Shore
Edição: Chris Lebenzon
Direção de Fotografia: Stefan Czapsky
Direção de Arte: Okowita
Figurino: Colleen Atwood
História: Baseado em livro de Rudolph Grey, Nightmare of Ecstasy
Roteiro: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Produção: Tim Burton e Denise Di Novi
Produção Executiva: Michael Lehmann
Co-produtor: Michael Flynn
Ano: 1994


Alguns sites sobre o filme:

Ed Wood at IMDB
Ed Wood at Collective
Ed Wood – Adoro Cinema (português)
El Criticon (espanhol)