segunda-feira, setembro 25, 2006

Edward Mãos de Tesoura - 1990

Continuando a seqüência da filmografia de Burton, agora é a vez de “Edward Mãos de Tesoura” (Edward Scissorhands) de 1990. Apesar de ter se tornado um clássico da sessão da tarde, o filme não deixa nada a desejar. A história é um conto que Burton criou ainda na adolescência para ilustrar uma incapacidade de interação com o mundo, isso é representado em um personagem que não pode tocar nada, quem dirá pessoas. O filme é rico para análises em diversos segmentos (psicologia, sociologia, antropologia e, é claro, no estudo do cinema), e talvez, depois este blog terá algumas das análises feitas sobre ele no projeto experimental sobre Burton, mas por enquanto só uma breve exposição.



Edward Scissorhands trata da vida de um dos personagens mais estranhos do mundo de Tim Burton. Edward, interpretado por Johnny Depp, é resultado das experiências de um cientista que morre antes de terminar a sua obra, deixando o personagem incompleto com tesouras no lugar de mãos. Seu criador (Vincent Price) é a única referência de mundo e de convivência em sociedade que ele possui, tendo sido seu único tutor no que diz respeito ao ensino de valores e formas de conduta, tais como regras de etiqueta, cultura geral e formas de interação em ocasiões sociais. Porém, apesar destas aulas, Edward nunca tinha tido a chance de colocá-las em prática, até que é levado ao convívio dos moradores de Suburbia. É a partir daí que a história se desenrola e o espectador passa a se envolver com aquele indivíduo que é uma versão muito mais pura e inocente do monstro de Frankenstein.


O filme passeia por elementos de referência gótica, brinca com o “American Way Of Life” e carrega uma crítica social intensa que, apesar de seus 16 anos, pode facilmente ser considerado atual. Edward sofre, ri, aprende, muda, se apaixona, ou seja, o filme tem todos os ingredientes comuns de um filme hollywoodiano, mas não tem nada de comum, muito menos o final que não é nada feliz.
Isso tudo acontece em 105 minutos que são, de fato, a resposta dada para a pergunta: de onde vem a neve? Mas esse detalhe é esquecido completamente durante a história envolvente de Edward.


Vale a pena destacar também que o filme marca o início da relação de Burton com Johnny Depp, já muito falado aqui neste blog. Pessoalmente, admiro a capacidade do ator em transmitir com o olhar o crescimento do personagem no decorrer da história. O olhar de Edward no início da trama é completamente infantil, curioso e assustado. Nas seqüências finais é um olhar bem diferente: mais maduro, preocupado e triste.



Sessão da tarde ou não, Edward Mãos de Tesoura está na minha lista de favoritos.


Edward Mãos de Tesoura – Ficha Técnica

Uma distribuição Warner Brothers
Direção: Tim Burton
Música: Danny Elfman
Edição: Richard Halsey
Direção de Fotografia: Stefan Czapsky
História: Tim Burton e Caroline Thompson
Roteiro: Caroline Thompson
Figurino: Colleen Atwood
Produção: Denise Di Novi e Tim Burton
Produção Executiva: Richard Hashimoto
Ano: 1990


Alguns sites sobre o filme e o personagem Batman:

Edward Scissorhands
Edward at Tim Burton Dream Site
Edward at The Collective
Rotten Tomatoes
Edweird Scissorhands
Adoro Cinema: Edward Mãos de Tesoura
Cinemotion